sexta-feira, 16 de junho de 2017

Os Desafios das Ciências no Contexto da Aprendizagem Escolar


Curso de Formação de Ciências da Natureza
Os Desafios das Ciências no Contexto da Aprendizagem Escolar

Ação: Serão organizados encontros com professores da área de Ciências da Natureza para discutir, apresentar e desenvolver ações que visam melhorar os índices de aprendizagem das unidades escolares da CREDE 01. Nesse sentido, as ações a serem desenvolvidas incluem o uso das diversas metodologias de aprendizagem como Aprendizagem Cooperativa, Aprendizagem Significativa e o uso de Mapas Conceituais, Práticas Laboratoriais com material alternativo visando a sustentabilidades dos recursos naturais. Serão abordados conceitos e teorias de forma contextualizada e interdisciplinar conforme estabelecido pelos PCNs e a Matriz de Referência do ENEM.
 

Duração: abril /2017 a novembro /2017
Carga Horária: 120 horas/aula
Modalidade: Presencial (40 horas/aula) e à distância (80 horas/aula)
 
Local de desenvolvimento do Projeto/ação: Nos POLOS estabelecidos pela 1ª CREDE nos municípios de Maracanaú, Caucaia, Pacatuba e Eusébio.
Objetivos       

ü  Apresentar os desafios das Ciências da Natureza no contexto da atual sociedade;
 
ü  Conhecer os dados diagnósticos fornecidos pelo Instituto Unibanco – IDEB/2015;
 
ü Dialogar sobre a Matriz de Referência do Enem e as diferentes metodologias;

 
ü  Definir estratégias a serem desenvolvidas no ano letivo 2017.

 
ü  Produção de Manual de Práticas Laboratoriais contextualizadas em nível de ENEM – Contribuição de todas as Unidades Escolares da CREDE 1 Formatação em Livro para publicação.
 
ü  Desenvolvimento de Projetos Científicos contextualizados à realidade da comunidade escolar para apresentação no Ceará Científico.
 
ü  Promoção da Integração entre as Unidades Escolares Regulares, de tempo Integral e Profissional visando socializar metas para melhorar os Índices de Aprendizagem.
 
ü  Trabalhar as Competências e Habilidades que se mostram como de menor apreensão pelos alunos no intuito de desenvolver estratégias a fim de definir soluções.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário